No dia 11 de dezembro para sua última Sessão Ordinária do ano de 2023, Luís Cesar Pedro Longo (PTB) fez um mandato de um ano à frente da Câmara Municipal de Chavantes. Após a apreciação da Ordem do Dia do Plenário Fausi Mansur, o Vereador Cesinha (PTB) Tomou a palavra agradecendo os nobres vereadores dizendo que esta casa de Leis não se faz somente com uma pessoa e sim em conjunto com os nobres Vereadores, agradeceu também aos Servidores da Câmara Municipal dizendo que eles são o braço direito da casa de leis e sem essas pessoas essa casa não funcionaria, principalmente pela postura de independência em relação ao Executivo, o que não impede a colaboração e a soma de esforços pelo bem da cidade. Atribuindo os resultados alcançados ao trabalho conjunto de todos os parlamentares e funcionários, ele destacou o fortalecimento da função de cada funcionário do Legislativo, relacionando a função de cada servidor, para que cada um tenha um bom desenvolvimento em suas funções.
“Desde que me tornei Presidente da Câmara de Chavantes nesse ano de 2023. A depender do ângulo, parece bem mais, não se deve perder tempo”. Com essas palavras, o Presidente Cesinha fez um balanço do período que ficou à frente, que sinaliza os rumos e as prioridades dos gestores em todas as esferas de poder. O presidente fez questão de dar crédito a todos os colegas, este momento de balanço, não cabe utilizar o verbo em primeira pessoa do singular. Tudo o que se fez contou com a participação de vereadores eleitos pelo povo de Chavantes. Eleitos para quê? Fiscalizar. Legislar. Representar.”
Cesinha destacou também que priorizou algumas contratações e serviços e alcançou as metas e do plano de ações para o ano de 2023, onde 95% dessas metas foram alcançadas e finalizadas como:
- Concurso público para contador
- Compras de materiais de Higiene, limpeza e Escritório
- Compras de Kit de primeiros socorros
- Locação de Notebooks para Vereadores, onde conseguiremos a redução de compras de materiais de escritório principalmente papel sulfite, a longo prazo e também diminuir o tramites e desperdício de papeis durante as sessões, assim contribuindo também com o meio ambiente.
- Investimento de áudio e vídeo para transmissão das Sessões, tais como câmeras de transmissão, microfones de mesa assim entregando ao espectador uma melhor qualidade de imagens.
- Cursos para especialização e reciclagem dos servidores da Câmara
- Atribuições parlamentares
- Atribuições nas mídias Sociais
- Porta Eletrônica de acesso
- Reforma na calçada lateral da Câmara Municipal
- Novo horário de atendimento de Ouvidoria
- Processo Legislativo, aplicativo e software para votação
- Compra de televisões para uso de painéis eletrônicos
A função de representar o povo de Chavantes também foi destacada, para quem essa representação deve significar o exercício da política com dignidade. Para isso, a gestão implementou medidas de controle interno.
A atuação constante, desde o primeiro dia da gestão, é motivo de orgulho para o Presidente. foram feitas reuniões na presidência, que trataram de todos os temas de interesse da Câmara e da cidade.
Nesse ano de 2023 à frente do Legislativo, o Presidente Cesinha a cada Sessão veio convidando a população em geral para que participasse das Sessões tanto nas redes Sociais como principalmente presenciais nesta Casa de Leis e assim trazer a população para o parlamento, mostrando que aqui é um lugar de todos, Depois de cuidar dos assuntos internos da instituição, intensificou o trabalho na cidade. Há uma cidade lá fora que esta Câmara não pode decepcionar. Não só o Presidente, mas todos os Vereadores, nós cobramos o Executivo e ficamos sempre a disposição da população, sempre os ouvimos, aceitamos sugestões e analisamos cada uma delas.
Os avanços proporcionados pela sua gestão foram reconhecidos, o Presidente Cesinha organizou a Casa, recebeu e conversou com todas as pessoas, o progresso na tramitação dos projetos, dinamizando as votações e os esclarecimentos de cada vereador “, e também a agilidade de apreciação dos projetos.
“Assim tem sido neste ano de 2023. não se curvem ao desejo de controle do Poder Executivo, a nossa Cidade será verdadeiramente o palco da democracia”, celebrou. “Não temos nenhum tipo de hierarquia, mas é importante para a composição administrativa e o funcionamento da Casa, que se faça um planejamento. E, vendo a pluralidade de grupos, acredito que todos têm seu espaço, fizemos um ótimo planejamento e executamos quase todas elas", avaliou, finalizou e agradeceu a todos.
Chavantes